Quais são os 5 fatores que influenciam na troca térmica do corpo humano?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

térmica
Os fatores que influenciam na troca térmica.

Olá leitor! Você gostaria de saber como a troca térmica do corpo humano com o meio onde ele está inserido pode ser alterada? E como isto poderia afetar a saúde de funcionários em seus ambientes de trabalho?

Existem 5 fatores que influenciam na troca térmica do corpo humano com o meio. O desconhecimento destas condições pode impossibilitar você, como profissional de SST, de aplicar métodos de controle eficiente contra o calor. Consequentemente, isto poderá reduzir os custos da sua empresa com pagamento de adicional insalubridade, descrito na NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.

Mas caso você desconheça estes fatores, não se preocupe. Através da leitura deste texto você vai saber quais são os 5 aspectos que devem ser identificados e como eles agem!

Se você quiser saber mais sobre o Calor, o Descomplica SMS já preparou um material especial para você!

Quais são os efeitos do calor no organismo humano? 

Conforme já havíamos visto, o excesso de calor pode causar exaustão, desidratação, câimbras e edemas. Logo, ao se quantificar a sobrecarga térmica ao qual o colaborador pode estar exposto, é necessário se atentar principalmente aos fatores abaixo:

Temperatura do ar

A temperatura do ar influencia diretamente na troca térmica do corpo humano com o meio. Caso haja diferença entre a temperatura da pele do trabalhador e a temperatura do ar, haverá uma busca pelo equilíbrio térmico.

Com isto, se a temperatura da pele estiver maior que a temperatura do ar, haverá uma perda de calor do corpo para o meio através da convecção. Se a temperatura do ar for maior que a temperatura do corpo, o mesmo mecanismo aplicado na condição acima será responsável por equilibrar ambas as temperaturas.

Umidade relativa do ar

Quanto maior é a umidade do ar, menos calor é cedido pelo corpo humano para o meio através da evaporação. Se a umidade relativa se aproximar de 100%, significa que a capacidade do ar de conter mais vapor se torna quase nula, reduzindo a taxa de evaporação por suor e causando um desconforto térmico extremamente alto caso a temperatura do ambiente se aproxime ou supere a temperatura do corpo humano.

Velocidade do ar

A velocidade do ar influencia diretamente nos dois aspectos mencionados acima: Temperatura do ar e umidade relativa do ar.

Em se tratando do primeiro ponto, a velocidade do ar pode aumentar ou reduzir o tempo ao qual o equilíbrio térmico entre o corpo humano e o meio ambiente é atingido. Caso a temperatura do ar seja menor que a temperatura da pele, o aumento na velocidade do ar pode acelerar o processo de perda de calor da pele para o meio, e vice-versa.

Em relação à umidade relativa, a evaporação pelo suor torna-se mais rápida caso haja uma maior velocidade do ar, uma vez que, a camada de ar que se encontra próximo à pele encontra-se com alta concentração de vapor de água, o que dificulta a transpiração.

Calor radiante

Calor radiante é aquele gerado através de uma fonte que emita radiação infravermelha; pode ser um equipamento (televisão, fogão, etc), um auto-forno ou mesmo o sol.

Este fator não pode ser desprezado no estudo da sobrecarga térmica, pois contribui de forma significante para o aumento ou redução do calor do corpo para o meio.

Tipo de atividade

Quanto mais intensa a atividade realizada pelo trabalhador, maior será o calor produzido pelo corpo através do metabolismo. A própria NR 15, em seu anexo 3 quadro 3 descreve as taxas de metabolismo por tipo de atividade, sendo estas classificadas como: Trabalho leve, trabalho moderado e trabalho pesado.

O profissional de SST deve sempre se lembrar destes fatores ao calcular os índices de sobrecarga térmica. O desconhecimento pode custar caro à empresa e ao próprio profissional! Espero que este texto tenha ajudado e que possamos continuar descomplicando todos os aspectos referentes à SMS! Se você gostou, não deixe de assinar nossa newsletter, e receba todos os nossos textos semanais diretamente na sua caixa de e-mail!