Quais são os efeitos do calor no organismo humano?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

calor
Efeitos do calor no corpo humano: calor produzido pelo esforço físico.

Olá prevencionista! Todos os profissionais envolvidos com higiene ocupacional sabem que o excesso de calor é fator de risco, que influencia diretamente na saúde laboral do trabalhador e é considerado pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, anexo 3, como agente insalubre caso esteja acima do seu limite de tolerância. Mas você sabe quais são os efeitos causados pelo calor no corpo humano?

Quando o calor produzido (esforço físico) ou recebido (através de fonte de calor no trabalho) pelo organismo é maior que aquele dissipado pelo corpo, tem-se um cenário onde o organismo aumenta sua temperatura, levando a um quadro que pode se tornar uma hipertermia (aumento da temperatura interna do corpo). Para que isto seja evitado, o corpo humano sofre diversas reações com o propósito de se adaptar a esta situação. Uma dessas reações é chamada de vasodilatação periférica, onde os vasos sanguíneos se expandem e proporcionam uma melhor troca térmica entre o corpo e o meio, e que é realizada através da circulação sanguínea.

Outra reação é através da ativação das glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor. O suor é transformado de seu estado líquido para vapor, resfriando, assim, a temperatura do corpo.

calor
Calor produzido por fonte externa.

Caso essas duas reações não sejam suficientes para manter a temperatura do corpo na casa de 37 ºC, graves consequências no organismo poderão ocorrer, entre elas as que iremos mencionar abaixo:

Exaustão do corpo: com a dilatação dos vasos sanguíneos, há uma menor pressão arterial no trabalhador. (A quantidade de sangue não aumenta para compensar um vaso de maior diâmetro). Logo, pode haver insuficiência de sangue no córtex cerebral, levando a um quadro de queda de pressão arterial.

Desidratação: devido à perda de líquidos através do suor, o organismo pode se desidratar. Logo, poderá haver redução no volume de sangue que, entre outras coisas, ocasiona a exaustão do corpo. Em casos mais extremos, pode se desenvolver distúrbios celulares, insuficiência muscular, perda de apetite, entre outros.

Veja também: Quais são os efeitos do ruído no corpo humano?

Câimbra de calor: a sudorese leva a perda de água no organismo, o que consequentemente leva a perda de minerais, incluindo o cloreto de cálcio (mais conhecido como sal). Com isso, há a possibilidade de haver câimbras, que causam dores agudas nas extremidades do corpo e fadiga muscular severa.

Edema de calor: podem existir pessoas não aclimatadas a determinados locais, onde há altas temperaturas. A permanência destas pessoas nestes locais pode causar a geração de edemas, ou seja, inchaço de membros, como mãos e pés.

Exaustão por calor: desidratação grave devido a perda de suor. Causado pela deficiência da circulação sanguínea e falta de água e sal no organismo.

Vimos os principais efeitos do excesso de calor no organismo humano. No entanto, este texto não objetiva esgotar todas as consequências da exposição a este agente.

O profissional responsável pelo setor de SST nas empresas deve buscar medidas de controle que visem impedir os trabalhadores de se exporem a altas temperaturas, ou adotar o sistema de rodízio, onde os colaboradores podem revezar entre períodos de trabalho e descanso em locais com temperatura ambiente. Nos próximos textos de segurança do trabalho, falaremos mais sobre o calor!

Para não perder nada, assine a newsletter do Descomplica SMS colocando seu e-mail no box abaixo:

 

5 Comentários


  1. Muito bom o assunto tratado,quais são os efeitos do calor no organismo humano? Porém em vários artigos vejo os profissionais de saúde relatar sobre as formas de mitigação dos efeitos à saúde do trabalhador, direcionando a solução para os EPI’s. Isso está errado, pois a própria NR 6 trata em segundo plano o uso de EPIs. Eles devem ser utilizados somente após a adoção de medidas através de EPC’s, em situações temporárias ou em emergências. Porém parece estar no habito durante um planejamento ou uma avaliação jogar diretamente a solução com EPI’s sobre o trabalhador e estará resolvido.


    1. Excelente colocação João. É justamente como você disse, e não só a NR 6, como também a NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – menciona a necessidade de aplicação de medidas administrativas de forma prioritária, antes da utilização do EPI. Fique de olho pois estamos preparando um material que nos mostra quais são as maneiras de se proteger do calor.

Comentários encerrados.