Olá caros leitores,
Estamos em uma das estações do ano mais admirada por muitos, o VERÃO!
Verão é época de quê?
Muita chuva
E como todos os anos as chuvas se repetem, uma consequência catastrófica também se repete ano após ano. Difícil compreender o porquê esta situação passa a ser cotidiano em muitas cidades e regiões brasileiras.
Sim, estou falando de DESMORONAMENTO!
Regiões serranas costumam sofrer mais este tipo de movimentação de massa, devido ao declínio de sua formação geológica. Serras, morros, montanhas, são mais propícios a deslizarem pela inclinação de sua superfície.
A intensidade das chuvas faz com que o solo fique encharcado. E com isso desestrutura as partículas de terra provocando o carreamento desta. Por isso é tão importante a manutenção da vegetação nativa de uma região principalmente em regiões com altitude mais elevada.
A vegetação funciona como estabilizador do solo. Amenizam o impacto da chuva e com suas raízes ela consegue agrupar as partículas de terra. Porém não são todas as plantas que cumprem este papel com eficiência. Árvores com raízes fracas e troncos pesados não são estabilizadoras e podem provocar grandes estragos.
É necessário ressaltar que o tipo de solo também tem sua importância para a ocorrência de deslizamentos. Por exemplo um terreno argiloso que se caracteriza por ter partículas mais finas se comporta de forma mais compacta do que um arenoso que é mais permeável por ter suas partículas maiores e menos agrupadas.
Pode ocorrer desmoronamento sem chuva?
Sim, existem outros fatores como tremor de terras, vibrações provocadas por máquinas, e ocupações irregulares feitas nas encostas e morros. Outros fatores propícios mas não tão comuns ou inexistentes no Brasil são terremoto e erupções vulcânicas.
É visto que várias intervenções são prejudiciais tais como desmatamento e obras no entorno. Porém a mais agravante é a ocupação irregular das encostas e morros. Uma vez que retira a cobertura vegetal e extrai boa parte de terra solo para aplainar a superfície. Isso provoca alterações na coesão do solo, consequentemente uma terra mais solta.
Assim, é possível compreender que o deslizamento de terra é um fenômeno natural e/ou antrópico possível de ser evitado em alguns casos e previsto em outros.
Será que estamos fazendo a nossa parte ?
Pense nisso, e até breve.