Descomplica SMS

Árvore de Causas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Árvore de Causas

Olá Caros leitores, tudo bem com vocês?

É sempre bom ter vocês por aqui, e muito importante para nós a troca de idéias que temos, por isso venho te convidar a nos dar sugestões do que vocês querem ver por aqui. Sintam-se à vontade para opinar!

O tema de hoje está muito interessante, por isso, fiquem atentos meus amigos!

Nós que diariamente vivenciamos a área de Segurança no Trabalho, sempre estamos em busca de melhorias e alternativas para a redução do índice de acidentes. Logo, hoje vamos tratar de mais um assunto que muito nos interessa. Um método reativo que pode vir a se tornar preventivo,  denomina árvore de causas. Já conhece?

O método Árvore de Causas, ADC, foi desenvolvido na França no início dos anos 70, e levou um tempo para iniciar sua atuação no Brasil, devido à deficiência de bibliografias traduzidas para o Português.

A árvore de causas nada mais é do que um método que analisa os fatores causais de acidentes do trabalho, com o intuito de prevenção futura levando em consideração um acidente/incidente ocorrido, e as lições aprendidas oriundas desta.

Estudos já realizados mostram que o acidente por envolver fatores diversificados, se torna uma situação complexa de ser analisada. Devido a isso foi necessário criar um método de análise de acidentes que respondesse a dois objetivos principais:

1-  Operacionalizar a intensa captura de dados, para a investigação dos componentes que caracterizam o acidente.

2- Ser possível identificar dentro de situações diversas de trabalho os mesmos fatores de risco, na busca de sua eliminação.

O método proposto parte da montagem de um quadro de antecedentes ao  acidente. E estes são:

Antecedentes-estado:  condições que são constantes no ambiente de trabalho, por exemplo ausência de ergonomia no local de trabalho, ou um equipamento fabricado sem proteção adequada, entre outros.

Antecedentes-variações: condições que saem do habitual, ou seja algum tipo de modificação feita durante o andamento do trabalho, qualquer tipo de incidente técnico, etc.

O método sempre busca examinar em primeiro lugar os “antecedentes-variações“, é necessário fazer uma análise de alterações ocorridas recentemente da rotina, pois é muito provável que algum elemento tenha sido modificado do habitual para que o acidente ocorresse.

A estrutura do método é baseada em quatro componentes que são:

Todo trabalho é visualizado como um sistema em que cada Indivíduo (I), com o auxílio de um Material (M), realiza uma Tarefa (T) no contexto de um Meio de Trabalho (MT). Esses quatro elementos ou componentes constituem a Atividade.

É importante ressaltar que a Árvore de Causas pode ser desenvolvida em qualquer empresa, desde que:

Exista a colaboração dos funcionários em todos os níveis, e tenha uma equipe de serviço de segurança motivado e equipado.

A seguir temos um quadro representativo para demonstrar uma forma como pode ser disposta as variações para uma interpretação dos fatos e busca de soluções preventivas.

Quadro- Variações dos Componentes

COMPONENTE DA ATIVIDADE

DEFINIÇÃO

EXEMPLOS DE VARIAÇÕES AFETANDO UM COMPONENTE

Indivíduo (I) Designa a pessoa física e psicológica. 1-Substituição de um operário por outro.

2-Operário sentindo-se doente.

Tarefa (T) Ações do indivíduo que produz um bem de forma parcial ou total, ou realiza um serviço. 1-Tarefa não habitual ou imprevista.

2-Omissão de operações elementares durante a execução.

Material (M) Pode ser equipamentos, máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários à tarefa. 1-Máquina nova confiada ao indivíduo.

2- Máquina habitual em pane parcial ou total.

Meio de Trabalho (MT) Trata do quadro de trabalho, o ambiente físico e as relações sociais. 1-Operário em oficina não habitual.

2- Área de circulação obstruída.

3- Névoa.

Passo a Passo da Árvore de Causas:

1- Coletar e organizar os dados, registrando todas as variações de componentes, através de entrevista com vítima e testemunhas, visita a local

2- Classificar as variações por tipo de componente (indivíduo, tarefa, material e meio de trabalho) em cada atividade.

3- Elaborar o diagrama da árvore de causas.

4- Fazer uma interpretação da árvore, buscando todos os meios que possam ter ocorrido.

5- Identificação e escolha de medidas preventivas apropriadas para serem implantadas,  acompanhamento da implantação das medidas escolhidas; avaliação dos resultados das medidas implantadas.

Diagrama da Árvore de Causas

Exemplo: Um funcionário foi escalado de última hora para substituir outro funcionário que não se sentia bem, para realizar uma pintura no telhado da empresa. O funcionário substituto não tinha treinamento específico para utilizar os equipamentos de segurança com propriedade.

Diagrama Árvore de Causas

Espero ter auxiliado nesta proposta de análise de acidente e que você possa utilizar deste conhecimento para a investigação dos acidentes.

Até um breve encontro!

Não esqueça de deixar seu comentário!

Sair da versão mobile