Olá Caro leitor,
Sempre estamos ouvindo a respeito de como devemos evitar acidentes no ambiente de trabalho e como todos sabemos, PREVENIR sempre é melhor do que REMEDIAR!
Alguns temas preventivos já foram tratados aqui no blog entre eles temos o HAZOP.
Mas nem sempre tudo sai como planejamos e hoje nós vamos te auxiliar quando o acidente tenha sido inevitável.
A investigação do acidente de trabalho é importante pois é possível identificar as causas que o levaram a acontecer, e evitar que futuramente isto possa se repetir!
É dever do SESMT (quando houver) investigar o acidente de trabalho segundo a NR 4 , e/ou da CIPA de acordo com a NR 5 .
Você sabe como investigar um acidente de trabalho?
Vamos ao PASSO A PASSO:
1º PASSO: Assistência ao acidentado
Primeiramente, logo após a ocorrência, deve ser feito o atendimento de primeiros socorros, ou em casos mais graves a chamada de emergência. Certifique-se de que esteja tudo bem com o estado de saúde físico e psíquico do indivíduo para partir para o próximo passo.
2º PASSO: Conversa com o Acidentado
Tentar obter o máximo de informações possíveis a respeito do acidente e em menos tempo transcorrido, para que o evento esteja claro ainda na mente do entrevistado. Esta conversa deve ser realizada longe de testemunhas para que possa ser feito o cruzamento de informações.
3º PASSO: Entrevista com Testemunhas
Fazer as mesmas perguntas para as testemunhas, que foram feitas para o acidentado, também de forma separada, podendo assim comparar as versões e conseguir identificar as causas e possíveis erros.
4º PASSO: Reconhecimento do Local
Fazer um reconhecimento do ambiente e até mesmo uma reconstituição do acidente. Trazendo assim uma maior clareza dos fatos.
5º PASSO: Ficha de Investigação de Acidentes
Tudo deve ser documentado e transcrito através de uma ficha técnica que denomina-se ficha de Investigação, contendo dados do acidentado e do fato ocorrido.
6º PASSO: Elaborar Plano de Ação
Após consolidar os dados levantados, é necessário elaborar um Plano de Ação – PA com as ações que devem ser tomadas para evitar a reincidência das situações que originaram o sinistro. O modelo 5W2H é o mais utilizado nesta situação.
Realizando este passo a passo você pode garantir uma boa investigação e saber como agir para evitar futuros acidentes!
Espero que tenham gostado e até breve!