O que é HAZID, e qual a diferença para o HAZOP?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

HAZID
HAZID: Identificação de Perigos.

Entre as várias ferramentas de identificação e quantificação de riscos e perigos existentes e utilizados pelos profissionais de segurança do trabalho, o HAZID se destaca pela forma como o mesmo é elaborado, visto que busca identificar os perigos que não são encontrados de forma espontânea, ou seja, o foco não é identificar aqueles óbvios do processo, como por exemplos, quedas de mesmo nível em trabalhos em altura.

O HAZard IDentification, que em tradução literal é “Identificação de riscos” pode possuir diversos templates, assim como as Análises de riscos convencionais, como: APR- Análise Preliminar de Riscos, JSA- Job Safety Analyses, Árvore de Causas, Análise de Árvore de Falhas, e outras. Entretanto, existem campos na planilha que podem ser considerados como padrão, e são aqueles que identificam o Perigo, as causas, as consequências, a probabilidade de ocorrência, a severidade do dano e as medidas de controle existentes e/ou que devem ser aplicadas.

Um HAZID não deve ser elaborado somente pela equipe de segurança da empresa cujos trabalhadores estarão expostos ao perigo, e sim por uma equipe multidisciplinar composta inclusive por profissionais de empresas terceiras que farão parte das atividades. Desta forma, há um ambiente no qual todos os pontos de vista podem e devem ser explorados.

Já um HAZOP, que significa Hazard and Operability Study, é utilizado para identificar anormalidades no ambiente de trabalho e apontar as causas raiz destas. Normalmente, um HAZOP é conduzido quando há operações complexas, utilização de equipamentos críticos para um processo, que, caso existam problemas nos funcionamentos deste, podem haver significativas lesões  nos colaboradores/usuários do produto/processo ou mesmo óbitos.

HAZOP e HAZID são ambas ferramentas para identificação de perigos, e devem ser utilizadas para minimizar as chances de ocorrência de sinistros, como incidentes e acidentes. No DESCOMPLICASMS você entende os processos que devem ser aplicados para manter um ambiente laboral seguro!