Plástico: Solução ou Problema?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 Plástico
Plástico

Você consegue citar a utilidade do plástico em nosso cotidiano?

Acredito que sim, pois a maioria dos recipientes, embalagens, adornos, são fabricados com este material.

Pois bem, agora lhe questiono:

Já parou para imaginar o quanto o plástico pode ser prejudicial?

Muitas; ou me arrisco até a dizer que, a maioria das pessoas, jamais pararam para refletir sobre o impacto provocado por uma simples embalagem de bala jogada no chão.

Imagine que, uma pessoa jogue uma garrafa de plástico na rua. Levando em consideração que este recipiente leve 100 anos para se decompor. Esta garrafa estará a disposição do tempo. Consequentemente, um destino final para ele será chegar até rios e mares.

O lixo plástico é encontrado em quantidades absurdas nos oceanos. Principalmente no Oceano Pacífico, onde foram realizados diversos estudos.  Estimam-se ter 87 mil toneladas de plástico, uma dimensão de quase 3 vezes o tamanho da França. (EXAME, 2018)

Uma parte deste material desce para o fundo acumulando e se misturando com o habitat natural marinho. A outra parte se mantém na superfície. Mais adiante veremos em detalhes seus efeitos no mar e na natureza em geral.

Greenpeace Marco Care
Greenpeace Marco Care

O que é o plástico?

“Plástico é a denominação de uma numerosa e prolífera família de materiais sintéticos formados por grandes moléculas. São materiais amolecíveis por calor ou solventes e, neste estado, facilmente moldáveis” (DONATO 1972)

“Substâncias constituídas de grandes moléculas (macromoléculas) quando uma grande molécula é formada por muitas moléculas pequenas semelhantes, obtém-se um polímero”. (BEZERRA, 1981)

Para a fabricação do plástico utiliza-se como matéria prima o petróleo. Mesmo sendo utilizado em pouca quantidade (5%), o petróleo por si só é um componente que causa degradação ambiental desde a sua extração até o refinamento.

O plástico é produzido em larga escala devido ao seu grande consumo e é facilmente descartado após seu uso. Porém, é difícil de ser compactado e isso gera uma grande quantidade de lixo.

Você sabia que as roupas de tecidos sintéticos possuem microplásticos? Ou seja os fiapos que se soltam dessas roupas são fibras de plásticos.

De acordo com um estudo realizado pela União Européia, somente as máquinas de lavar na Europa, despejam no sistema de esgoto cerca de 30 mil toneladas de fibras sintéticas ao ano. (G1, 2017)

Fatores Impactantes:

Impacto visual pelo amontoamento de lixo sem destinação adequada.

Impacto Social pelo excesso de lixo nas ruas que provoca o entupimento de valas e bueiros. Consequentemente ocasiona enchentes em diversas cidades, e desabriga a população.

Impacto Ambiental quando o plástico chega ao oceano, provoca instabilidade no habitat e percorre pela cadeia alimentar. O que gera graves consequências para a fauna marinha e até mesmo para o ser humano.

O plástico na Cadeia Alimentar

O plástico em contato com a água do mar, vento, sol, calor; vai se fragmentando em partículas menores ao longo do tempo. E estas partículas ao flutuarem na água são confundidas com alimento (algas, plânctons) pela fauna marinha. Diariamente estes animais consomem plástico em sua alimentação, sendo contaminados (pelos tóxicos do plástico) de forma cumulativa e muitos chegam à morte com o estômago abarrotado deste material. ´

Albatroz morto nas ilhas Midway CHRIS JORDAN/SMITHSONIAN INSTITUTION
Albatroz morto nas ilhas Midway CHRIS JORDAN/SMITHSONIAN INSTITUTION

É um material de extrema toxicidade , cheio de contaminantes que provocam doenças como câncer, diabetes, entre outras. Os peixes que são consumidos por nós, vêm com uma carga de contaminante que é transferida  para o nosso organismo ao ingeri-lo. Veja aqui também um outro tipo de impacto ambiental que afeta o homem.

É assustador quando deparamos com documentários científicos provando que os oceanos estão tomados deste material e animais marinhos e plásticos se fundem como se pertencessem ao mesmo habitat. Mas não é normal e tampouco corriqueiro pensar que isto vai desaparecer de repente e tudo vai voltar a ser como antes. A mudança depende de todos nós. Mas como?

Mudança de hábitos

  • Consumir cada vez menos o plástico no dia a dia,
  • Trocar as sacolas plásticas do mercado por eco bags ,sacolas reutilizáveis,
  • Evitar garrafas pets e substituir por vidro,
  • Reutilizar embalagens,
  • Buscar alternativas de reciclagem e reutilização,

Fator de suma importância e que muitas pessoas não tomam os cuidados necessários! Já foi dito que o plástico possui componentes  que prejudicam nossa saúde. Porém, estes componentes são liberados caso entre em contato com o calor. Neste caso,  é necessário evitar o uso de embalagens plásticas com alimentos quentes, pois seu alimento pode ser contaminado com as substâncias tóxicas que são liberadas do recipiente de plástico através do calor.

Muitos têm feito sua parte:

Uma marca de calçados em parceria com uma organização que luta em prol do fim da poluição marítima, fabricou um tênis com o lixo encontrado nos oceanos.

A União Européia anunciou que pretende acabar com a utilização de qualquer plástico não reciclável até 2030.

E você já está fazendo a sua parte?

Caro leitor,

hoje nosso tema foi conscientização sobre nossos atos, vamos pensar se é tão imprescindível o nosso conforto e praticidade com o uso dos plásticos no dia a dia.

Deixe seu comentário a respeito do que você pensa sobre isso e se já faz algo para mudar esta triste realidade.