Desmoronamento: Porque ocorre?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Desmoronamento

Olá caros leitores,

Estamos em uma das estações do ano mais admirada por muitos, o VERÃO!

Verão é época de quê?

Muita chuva

E como todos os anos as chuvas se repetem,  uma consequência catastrófica também se repete ano após ano. Difícil compreender o porquê esta situação passa a ser cotidiano em muitas cidades e regiões brasileiras.

Sim, estou falando de DESMORONAMENTO!

Fonte: G1
Fonte: G1

Regiões serranas costumam sofrer mais este tipo de movimentação de massa, devido ao declínio de sua formação geológica. Serras, morros, montanhas, são mais propícios a deslizarem pela inclinação de sua superfície.

A intensidade das chuvas faz com que o solo fique encharcado. E com isso desestrutura as partículas de terra provocando o carreamento desta. Por isso é tão importante a manutenção da vegetação nativa de uma região principalmente em regiões com altitude mais elevada.

Nova Cachoeira Noticias por Marcelo S. Pereira
Nova Cachoeira Noticias por Marcelo S. Pereira

A vegetação funciona como estabilizador do solo. Amenizam o impacto da chuva e com suas raízes ela consegue agrupar as partículas de terra. Porém não são todas as plantas que cumprem este papel com eficiência. Árvores com raízes fracas e troncos pesados não são estabilizadoras e podem provocar grandes estragos.

É necessário ressaltar que o tipo de solo também tem sua importância para a ocorrência de deslizamentos. Por exemplo um terreno argiloso que se caracteriza por ter partículas mais finas  se comporta de forma mais compacta do que um arenoso que é mais permeável por ter suas partículas maiores e menos agrupadas.

Pode ocorrer desmoronamento  sem chuva?

United States Geological Survey
United States Geological Survey

Sim, existem outros fatores como tremor de terras, vibrações provocadas por máquinas, e ocupações irregulares feitas nas encostas e morros. Outros fatores propícios mas não tão comuns ou inexistentes no Brasil são terremoto e erupções vulcânicas.

É visto que várias intervenções são prejudiciais tais como desmatamento e obras no entorno. Porém a mais agravante é a ocupação irregular das encostas e morros. Uma vez que retira a cobertura vegetal e extrai boa parte de terra solo para aplainar  a superfície. Isso provoca alterações na coesão do solo, consequentemente uma terra mais solta.

Assim, é possível compreender que o deslizamento de terra é um fenômeno natural e/ou antrópico possível de ser evitado em alguns casos e previsto em outros.

Será que estamos fazendo a nossa parte ?

Pense nisso, e até breve.