Você sabe o que é Selo Verde?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Selo Verde
Fonte: SCSCertified

Olá leitores!

Aposto que muitos de vocês já viram símbolos, siglas nas caixas ou até mesmo nos produtos que chegam em suas casas e não sabem o que significam! Alguns deles se referem à interferência deste produto no meio ambiente. Fique atento e saiba como verificar se o que você compra está ambientalmente correto, ou seja, se possui o Selo Verde!

Devido ao consumismo excessivo e muitas vezes inconsciente, a natureza tem sofrido ao longo de anos consequências irreparáveis. Durante muito tempo tem sido praticadas atividades de exploração, que causam impacto e poluição ao meio, e as medidas de precaução adotadas vem sendo insuficientes. Por isso, foram criados diversos rótulos ambientais que incentivam as boas práticas de sustentabilidade antes e durante a criação dos produtos; na realização de serviços e até para o descarte dos produtos.

Estes selos ambientais são usados como mecanismo de comunicação com  o cliente para mostrar que aquela empresa é ecologicamente correta, tornando assim, seus produtos diferenciados da concorrência. Os selos podem vir através de símbolos, marcas, textos ou gráficos que especifiquem a rotulagem ambiental de produtos e empresas.

Como este gráfico que costuma vir nas geladeiras

Selo Verde
Fonte: DescomplicaSMS

A ISO – Organização Internacional para Normalização, estabeleceu uma classificação de selos ambientais através de Normas Brasileiras. A NBR ISO 14024  normatiza o Selo Tipo I, que é fornecido por uma instituição terceirizada, por exemplo algum órgão governamental. Esta norma estabelece, principalmente, os princípios e procedimentos de certificação para concessão da rotulagem ambiental.

Exemplo: Uma empresa X passa por toda a análise necessária para ser certificada por algum órgão que tem a autoridade de certificação ambiental.

O Selo Tipo II, é normatizado pela NBR ISO 14021, que define metodologia de avaliação e verificação geral para etiquetas ambientais próprias, permitindo assim, autodeclarações ambientais informativas, fixadas pelo próprio fabricante.

Exemplo: A própria empresa pode seguir as instruções dada pela norma e divulgar na mídia os benefícios ambientais que seu produto atinge.

O Rótulo Tipo III, normatizado pela NBR ISO 14025, tem como alvo a relação comercial entre as empresas, conhecida como business to business. O produto é avaliado quanto à possibilidade de gerar um impacto ambiental do seu estado inicial (desde a sua criação) até o final de sua vida útil (descarte).

Exemplo: Neste caso um importador pode solicitar o selo ao produtor internacional, e assim ter um histórico da conduta ambiental de seus produtos.

Existem vários modelos de Selos para a diversidade de produtos e materiais existentes. O FSCForest Stewardship Council  é um selo muito conhecido mundialmente para um dos recursos naturais mais explorados que é a madeira.

A intenção primordial do FSC é a difusão do uso racional dos recursos florestais e com isso garantir o uso destes pelas gerações futuras. Diante isso, a organização desenvolve metodologias e regras universais para a certificação; capacita e credencia organizações certificadoras especializadas e independentes. Outro selo muito conhecido é o SCS- Scientific Certification Systems.

O selo vem descrito na embalagem do produto.

Selo Verde
Fonte: DescomplicaSMS

Qual a importância da rotulagem ambiental (Selo Verde)?

É uma forma de mudança de atitude por parte das empresas quanto dos consumidores que priorizam a conservação ambiental e um consumo mais consciente.

Qual impacto negativo?

Os produtores e fornecedores podem passar informações incompletas, incorretas ou até mesmo fazer uso de má intenção deste selo.

Diante disso leitores, podemos ficar atentos aos produtos consumidos e levar em consideração àquelas empresas que são certificadas.

Espero que tenham curtido!

Se gostou, clica no curtir, e aproveita pra compartilhar com os amigos!

Um grande abraço e até breve.